(Foto: Reprodução) Hospital de Olhos de Juiz de Fora reforça importância do diagnóstico precoce O mês de abril é marcado pela campanha de conscientização Abril Marrom, focada na prevenção da cegueira e no diagnóstico precoce de doenças oculares. O Hospital de Olhos de Juiz de Fora atua como referência na região, promovendo ações educativas e atendimentos especializados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira no mundo podem ser prevenidos com diagnósticos e tratamentos precoces. No Brasil, estima-se que mais de 6,5 milhões de pessoas enfrentam algum tipo de deficiência visual.
Prevenção da cegueira
Banco de imagens
O Dr. Antônio Gabriel (CRM MG 12.988 - RQE 17756), diretor técnico do hospital, ressalta a importância da conscientização:
“Cuidar da visão vai além do uso de óculos, pois muitas doenças oculares não apresentam sintomas iniciais e, quando percebidas, estão em estágios avançados.”
GlaucomaF
Entre as condições que mais contribuem para a perda de visão, o glaucoma é destacado como uma condição silenciosa, controlável se detectada precocemente. A campanha também aborda doenças como catarata, retinopatia diabética e miopia infantil.
A Dra. Mariana Neves (CRM MG 87.788 - RQE 51566) alerta sobre a importância dos exames oftalmológicos de rotina: "Esses exames podem identificar doenças silenciosas desde o início". A retinopatia diabética, que afeta os vasos sanguíneos da retina, é uma complicação grave que pode levar à cegueira total sem acompanhamento.
Se enxergo bem, por que devo ir ao oftalmo?
O Dr. José Neto (CRM MG 64.727 - RQE 54698) enfatiza a necessidade de acompanhamento contínuo para diabéticos, já que a retinopatia é uma das principais causas de cegueira evitável entre adultos. A catarata, comum em idosos, também pode ocorrer precocemente e apresenta sintomas como visão embaçada, dificuldades nas atividades do dia a dia, aumento da sensibilidade à luz e perda progressiva na autonomia devido à baixa visão, destaca a especialista Dra. Luciana Costa Cunha (CRM MG 39.247 - RQE 20007). A cirurgia é o único tratamento disponível e previne a cegueira por catarata.
Retinopatia diabética e catarata - como elas podem afetar a todos ao longo da vida
Retinopatia diabética e catarata - como elas podem afetar a todos ao longo da vida
O cuidado com a visão deve começar na infância, com testes e acompanhamento médico nos primeiros meses de vida e anualmente, sobretudo nos primeiros 7 anos de vida, período crítico do desenvolvimento visual. Problemas como a miopia podem afetar o rendimento escolar se não forem diagnosticados a tempo.
Não podemos deixar de destacar que o número de crianças e jovens míopes têm aumentado em todo mundo, sobretudo pelo uso indiscriminado de telas. A miopia não é somente grau de óculos e pode levar a doenças graves como o descolamento de retina. Portanto, diagnosticar, acompanhar e orientar pacientes míopes é de fundamental importância.
Miopia e a importância de ir ao oftalmologista na infância
Miopia e a importância de ir ao oftalmologista na infância
O Hospital de Olhos de Juiz de Fora, com 35 anos de atuação, oferece atendimento especializado e tecnologia avançada no diagnóstico e tratamento de doenças oculares. Para mais informações, acesse Hospital de Olhos de Juiz de Fora.
Como vai a saúde dos seus olhos?
📍 Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 4051 - Bom Pastor, Juiz de Fora
📞 Telefone: (32) 3257-5400
📅 Agendamentos e mais informações disponíveis online ou por telefone.
Responsável Técnico – Dr. Antônio Gabriel Ribeiro Costa | CRM MG 12988 RQE 17756